Resolvi
em meu primeiro post dar uma
explicação do que é Intangibilidade em serviços, mas para isso gostaria de
definir o que nós entendemos por serviços.
Serviço
é quando levamos nosso carro para mecânico, é quando mandamos nosso cão tomar
um banho no Pet Shop, é quando vamos a um parque e encontramos limpo com o jardim bem cuidado, é quando nós
vamos ao terapeuta fazer uma massagem energética, ou seja, estamos mais
envolvidos com serviços no nosso dia à dia do que possamos imaginar.
Olha
ai mais uma vez a palavra intangível aparecendo. Intangível ou
intangibilidade é uma das quatro características de serviços, ela defini
que o Serviço não pode ser tocado, apalpado. Serviços são ideias e conceitos
(processos). Não são patenteáveis. O consumidor baseia-se na reputação de uma
marca ou de um serviço.
Percebemos que é a
característica mais marcante e talvez a que apresente maior dificuldade na sua
gestão. Devido à intangibilidade, há uma opinião pessoal muito grande na
avaliação do serviço por parte do cliente, além da dificuldade de comunicar ao
público em geral as qualidades daquele serviço oferecido.
Outro problema dessa característica, é o fato de que o risco percebido pelo comprador de serviços
é muito maior do que pelo comprador de produtos, justamente
por não se tratar de algo palpável.
Para diminuir os impactos negativos desse item muitos
empresários agregam valores ao seu serviços, oferecendo confortáveis salas de
esperas, com água geladas, café quentinho enquanto os clientes esperam o
serviço ser finalizados ou agregam outros serviços , como, por exemplo, o
relatório final de um serviço de consultoria.
É o aspectos que se apresenta mais diretamente no
momento da entrega (ou prestação) do serviço, o que faz com que o comprador
consiga atribuir algo tangível à qualidade e ao resultado final daquele
serviço.
Como percebemos prestar um bom serviço não é tão simples como
aparenta, pois em detalhes imperceptíveis aos nossos olhos poderemos perder o
cliente.
Até a próxima semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário